Como funciona o processo de Reembolso?

Nesse artigos vamos explicar como funciona o fluxo do processo de Reembolso dos Correios.

Indenização dos Correios

Na ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) a indenização é devida ao cliente quando o objeto postado sofre alguma situação indesejada, tais como: extravio, roubo, atraso na entrega, espoliação ou avaria.

Diante de tais situações pode-se abrir um Pedido de Informação – PI. O PI gera um protocolo de atendimento, que não pode ser substituído, apenas reaberto caso o objeto seja entregue indevidamente.

Após a abertura. A ECT irá verificar no histórico da apuração, registrado no Sistema Fale Conosco, se a solicitação de indenização está respaldada em análises da Área Operacional e se há no SRO (Sistema de Rastreamento de Objetos) o evento finalizador. Caso contrário, a Área Operacional dos Correios verificará internamente o ocorrido.

A resposta será encaminhada para o e-mail informado na abertura do PI, a qual pode ser contestada, retornando para uma nova avaliação da Área Operacional.

Regras de reembolso
Após as devidas avaliações da ECT, a indenização pode ser: deferida, segundo os valores abaixo, ou indeferida.

Atraso:
100% do frete para Carta Registrada e Fac Registrado;
50% do frete para o Sedex Hoje e Sedex 10;
30% do frete para o Sedex e PAC;
20% do frete para o E-Sedex;

Extravio:
Com seguro: Valor do frete + 100% da NF;
Sem seguro: Valor do frete + até R$ 50,00;

Método
O valor reembolsado terá seu pagamento feito como Crédito em Fatura. O crédito poderá ocorrer até o fechamento do ciclo de faturamento posterior ao recebimento da resposta conclusiva pela procedência da indenização.

Em quais casos não será possível abrir PI

  • Objeto em transito
  • CEP seja inexistente na base dos Correios
  • Prazo de entrega expirado
  • Status aguardando retirada nos Correios
  • Devolvido para a loja

Considerações:

1 – O número de PI pode demorar até 12h para ser gerado efetivamente;
2 – Após os 5 dias os Correios podem responder que não possuem uma resposta conclusiva, e postergar o prazo para mais 10 dias úteis;
3 – Podem ser contestadas até 5 respostas dos Correios à sua manifestação;
4 – Não é possível abrir mais de uma PI por objeto, apenas reativar a manifestação;
5 – Após 90 dias (a contar da data prevista de entrega), não é possível fazer nenhuma manifestação em relação ao objeto . Não importando o status da SRO (Sistema de Rastreamento de Objetos).

 

FLUXOGRAMA REEMBOLSO

Clique na imagem a seguir:

Processo Intelipost – Como funciona?

A Intelipost calcula o prazo correto de entrega, envia as notificações de rastreamento (status) e, se o prazo for superado, abrimos PI automaticamente para o seu pedido. Também é possível contestar as respostas enviadas pelos correios.

Caso os correios respondam à manifestação de modo que não irão reembolsar, o sistema faz a reabertura da manifestação.

Como verificar a abertura da PI na Intelipost:
Os clientes que Criam pedidos na Intelipost, conseguem visualizar a abertura da PI no Menu Pedidos – Busca por lote e usar o Numero do Pedido, Notas fiscais ou Código do Rastreamento:


Como consultar abertura de PI na Intelipost:

Ir no Menu: Pedidos > Buscar Por Lote

1- Nesse caminho você terá a opção de buscar por:

  • Numero do PEDIDO;
  • Numero da NOTA FISCAL;
  • Numero pelo CÓDIGO DE RASTREAMENTO;

Ao abrir seu pedido, você terá ao lado direito a abertura de PI. (imagem abaixo)

Se tiver PI aberta para o seu pedido, sempre ficara localizado conforme imagem abaixo.

2- Ao abrir, você terá algumas informações:

  • Abertura de PI;
  • Status do Pedido;
  • Reembolso;

Dentro dessas opções acima, existe varias outras informações conforme imagem abaixo.

3- Nessa mesma tela é possível você escrever uma Manifestação para os correios.